quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Quem Foi o Criador da Cavadinha ?

Neymar foi criticado por muitos comentaristas e torcedores pela forma como cobrou o pênalti a favor do Santos no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil, contra o Vitória, nesta quarta-feira. A cavadinha da revelação santista não deu certo, e o goleiro Lee defendeu com facilidade, evitando um prejuízo ainda maior para o Rubro-Negro baiano na Vila Belmiro.
Este tipo de cobrança vem sendo tentada por alguns jogadores nos últimos tempos. O próprio Neymar converteu uma penalidade neste estilo em amistoso contra a Ferroviária, no último dia 4. O uruguaio Loco Abreu é um dos adeptos da cavadinha. Fez com sucesso na disputa de pênaltis contra o Brasil, em uma das semifinais da Copa América de 2007, e na final do Carioca deste ano. E não abriu mão da cobrança nem mesmo na Copa do Mundo, garantindo, diante de Gana, a classificação do Uruguai para a semifinal. Marcelinho Carioca e Djalminha foram alguns dos pioneiros da cobrança no Brasil.
Mas quem foi o criador da “cavadinha”? Com registro em imagens, o título pertence ao tcheco Antonin Panenka. O meio-campista da seleção da Tchecoslováquia foi ainda mais ousado que Neymar e decidiu usar a tática no pênalti mais importante da história do país: o último na decisão da Eurocopa de 1976, contra a Alemanha.
Após empate por 2 a 2 no tempo normal e na prorrogação, os tchecos abriram 4 a 3 na decisão por pênaltis após
Hoenes perder a quarta cobrança alemã.



Um comentário: